Batismo do Espírito Santo

Perguntado por anônimo

Primeiramente precisamos entender a palavra “batismo”, que vem do grego “baptizo” e significa “mergulhar”, “imergir”, “limpar”. Ao reconhecermos Jesus Cristo como Senhor da nossa vida, imediatamente recebemos o Espírito Santo, ou seja, somos imersos. Efésios 1:13-14 nos ensina que o Espírito Santo é o selo da salvação para todo aquele que crê.

Quando os seguidores de Jesus estavam reunidos (Atos 2), o Espírito Santo veio e fez com que eles começassem a falar em diversas línguas, mas como sinal do poder de Deus, todos entendiam o que era falado. Pedro, em Atos 44, pregou que o Espírito Santo desceu sobre os gentios, fazendo os judeus aceitarem que a mensagem do Evangelho seria para todos; dessa forma quebrou o preconceito que existia nos corações dos judeus.

Respondendo à pergunta, os irmãos de Coríntios estavam se apegando ao fato de ser manifestação do batismo o orar em línguas, mas Paulo desmistifica isso (I Cor.) mostrando que os dons da Bíblia são a manifestação do batismo de diversas maneiras.

Então podemos afirmar que o batismo, ou a experiência com o Espírito Santo, não se dá apenas pelo orar em línguas, mas a maior manifestação na vida de um cristão do batismo é o amor que se resume nos frutos do Espírito Santo, o amor a Deus, o amor ao próximo e a tudo que concerne ao Reino e à Sua justiça.