27.1 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Ataques na Espanha foram contra “cruzados” e judeus, afirma Estado Islâmico

Os extremistas já reivindicaram a autoria dos ataques de quinta-feira passada. O ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, afirmou que a segurança será reforçada em locais turísticos e outras regiões de grande circulação populacional

O grupo Estado Islâmico (EI) divulgou um comunicado neste sábado (19) que os ataques ocorridos nas localidades de Barcelona e Cambrils, na Espanha, foram contra “cruzados” e judeus.

A divulgação da declaração foi feita pelo site Intel Group. Na última quinta-feira (17), mais de 10 pessoas morreram e 130 ficaram feridas.

A página afirma que o texto foi enviado pelo aplicativo de mensagens instantâneas Telegram, e que os ataques foram feitos por “vários jihadistas” com “dois grupos” separados. O EI já tinha reivindicado a autoria dos ataques na quinta.

Quatro pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento nos atentados. Mas nenhum deles era o motorista da van que atropelou uma multidão em Barcelona. Apesar disso, suspeitam que o autor seja o marroquino Younes Abouyaaqoub que, de acordo com a polícia, está foragido.

Mesmo com as ocorrências, a Espanha manteve seu alerta de ameaça terrorista no nível 4, um abaixo do máximo, pois acreditam que nenhum ataque é iminente no país localizado no ocidente europeu.

- Continua após a publicidade -

O ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido, afirmou que a segurança será reforçada em locais turísticos e outras regiões de grande circulação populacional e que o governo considera “totalmente desarticulada” a célula de 12 pessoas responsáveis pelos ataques.
O atropelamento ocorrido em Barcelona se iniciou próximo à praça Catalunha e se estendeu por cerca de 600 metros da Rambla. No trajeto, muitas vítimas foram atingidas e mais de 10 pessoas morreram.

Por isso, a polícia investiga o suposto uso de duas vans nos crimes. Uma delas foi usada diretamente no atropelamento, enquanto um outro veículo, mais tarde, foi encontrado em Vic, 60 Km ao norte da cidade de Barcelona.

No mesmo dia, um motorista em um Audi A3 atropelou pedestres em Cambrils, região localizada a 117km de Barcelona. Cinco suspeitos foram mortos pela polícia no confronto após o ato terrorista.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -