Mais um ataque a Igreja – 9 pessoas mortas no Egito

Desta vez foi a igreja do Egito que deixou 9 mortos
Igreja copta, alvo de ataque no Cairo, no Egito, na sexta-feira (29). (Foto: Amr Abdallah Dalsh/ Reuters)

Dois homens armados invadiram uma igreja copta no sul do Cairo, no Egito. Pelo menos nove pessoas foram mortas. Cinco ficaram feridas.

O ataque terrorista ocorreu na Igreja de Mar Mina, no distrito de Helwan, de acordo com o Ministério da Saúde do Egito. Segundo a imprensa local, um policial está entre os mortos no ataque. De acordo com um funcionário do Ministério do Interior, um agressor foi morto e o segundo conseguiu escapar.

O grupo afiliado ao Estado Islâmico no Egito já matou dezenas de cristãos no Egito e ameaçou novos ataques. Os cristãos coptas do Egito constituem cerca de 10% da população de 93 milhões de pessoas e são uma minoria religiosa da região.

Desta vez foi a igreja do Egito que deixou 9 mortos
Pessoas se aglomeram na porta da Igreja que foi alvo de ataque no Egito. (Foto: Amr Abdallah Dalsh/ Reuters)

Cerca de 230 mil oficiais de segurança foram convocados para fazer a guarda de igrejas durante as celebrações de Natal no Egito. As equipes de segurança e os oficiais foram implantados nas 2.626 igrejas do país. Até nos parques públicos, instituições estaduais e locais turísticos, sendo todos observados de perto.

O Estado Islâmico matou centenas de policiais e soldados durante sua insurgência na península do Sinai. Local é fronteira com Israel e a Faixa de Gaza. À medida que as forças de segurança têm se tornado mais difíceis de serem atingidas, os terroristas têm atacado cada vez mais civis.

Igreja Copta

Menos conhecida no Brasil, a Igreja Copta é uma das primeiras da história do Cristianismo. Nasceu algumas décadas depois da crucificação de Jesus Cristo quando o apóstolo Marcos saiu da Terra Santa e foi fundar a Igreja de Alexandria no Egito. As igrejas caminharam juntas até o ano de 451. Os coptas se separaram dos outros cristãos por conta de uma discussão sobre a natureza de Jesus.

A discussão teológica deixou de ser motivo para desavenças e hoje os coptas, os ortodoxos e os católicos são bastante parecidos na fé. Os coptas não acreditam em purgatório, dizem que as almas das pessoas mortas vão direto para o céu, ou para o inferno. A missa copta é rezada em árabe e em uma língua copta milenar.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!