24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Local pode comprovar relato de Êxodo na Bíblia

Pequena estrutura com muros de pedras pode ter cercado os animais dos antigos israelitas. Foto: The Jordan Valley Excavation Project

A primeira evidência do relato bíblico do Êxodo pode ter sido encontrada em escavações próximas ao rio Jordão, em Israel.

Segundo o que é relatado na Bíblia em Êxodo, os hebreus foram libertos da escravidão no Egito e saíram caminhando pelo deserto até a terra prometida, em Canaã. Hoje o local é Israel. Porém, muitos estudiosos questionam o relato. E alegam “falta de base histórica”.

Mas o arqueólogo da Universidade Ariel,  disse que esta pode ser a primeira evidência do relato bíblico.

“Não provamos que esses campos são do período dos primeiros israelitas, mas é possível. Se forem, isso pode comprovar o relato bíblico sobre os israelitas vindo do leste do rio Jordão, depois cruzando o Jordão e entrando posteriormente na região montanhosa de Israel”, disse o arqueólogo David Ben-Shlomo, ao jornal britânico Daily Express,

Ben-Shlomo e seu parceiro Ralph Hawkins, da Universidade Averett, estão analisando se as ruínas são consistentes com um povo nômade recém-chegado. Entre as ruínas foi encontrado uma espécie de muro baixo. Acredita-se ter sido usado como um cercado de pedras rudimentares para os animais, consistente com práticas nômades.

- Continua após a publicidade -
Escavações

Segundo os arqueólogos, o local onde foi feito a escavação que está a oito quilômetros ao norte de Jericó, também faz mais sentido como um assentamento nômade do que permanente. Além de ser um local isolado, as temperaturas podem chegar facilmente a 45ºC e a precipitação de chuvas anual é de apenas 1 centímetro.

“A paisagem é árida na maior parte do tempo e até mesmo nos tempos modernos a maioria da população é beduína (nômades do deserto)”, disse Ben-Shlomo. Agora os arqueólogos estão trabalhando para confirmar se o sítio é tão antigo quanto suspeitam.

Amostras do solo de Khirbet el Mastarah foram enviadas para análise e amostras das paredes de pedra serão submetidas a testes que possam revelar sua idade. Os resultados são esperados em alguns meses.

Os arqueólogos também estão planejando escavar perto de Uja el-Foqa, que fica em uma colina com vista para o vale de Jericó, para determinar se o local pode estar ligado ao assentamento israelita da região.

*Com informações da Express 


Leia mais

Selo de governador de Jerusalém é encontrado por arqueólogos
Arqueólogos encontram sinais da cidade de Corinto
Arqueólogos descobrem “anfiteatro perdido” embaixo do Muro das Lamentações

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -