Aposentados e pensionistas começam a receber 13°

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. Isso porque de acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado em novembro e dezembro.

A partir desta sexta-feira (25), mais de 29,2 milhões de aposentados e pensionistas do setor privado começam a receber a primeira parcela do décimo terceiro salário (13°). O pagamento será feito na folha de agosto e segue até o dia 8 de setembro, seguindo cronograma mensal de depósito dos benefícios.

O decreto presidencial que permitiu a antecipação de 50% do décimo terceiro para agosto foi publicado em julho. A medida injetará R$ 19,9 bilhões na economia em agosto e setembro, segundo o Ministério da Previdência Social.

CRONOGRAMA 13°

O pagamento começará pelos benefícios de um salário mínimo com final 1. Para benefícios superiores a um salário mínimo, a primeira parcela do décimo terceiro só começará a ser depositada em 1º de setembro. O cronograma de liberação está disponível na página do Ministério da Previdência na internet.

Como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela. O imposto sobre o décimo terceiro somente pode ser cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.

Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.