Como construir um ambiente familiar frutífero, pacífico e inspirador?

Como construir um ambiente familiar frutífero, pacífico e inspirador?

As mulheres da geração atual têm se desconectado da importância do lar em relação aos corações daqueles que aí residem

Enquanto estão construindo com sucesso a carreira ou a profissão, têm deixado de lado a missão de edificar as suas casas. Um dos meus livros publicados, A Mulher Sábia Edifica o Lar (Editora Mundo Cristão), vem com o objetivo de ajudar as mulheres a se concentrarem na importância de sua influência no lar e na vida de todos que estão inseridos nesse contexto. A obra também dá ideias sobre como tornar a atmosfera doméstica mais amorosa e pacífica.

Meu foco são todas as mulheres adultas. Todas nós vivemos em um lar, seja em uma casa ou em um apartamento, em uma simples estrutura ou em um edifício espaçoso e luxuoso. Criar um ambiente positivo e amoroso encoraja a mulher, casada ou solteira, adulta ou jovem, a ser melhor em todos os aspectos de sua vida. Ela será mais saudável e amará os outros mais do que ama a si mesma.

Criar uma atmosfera feliz em casa é totalmente possível. Isso não significa que as pessoas que aí vivem não encontrarão provações que as farão se sentir temporariamente tristes. No entanto, uma atitude positiva e cheia de fé cria uma mentalidade de esperança ao invés de desesperança. A Bíblia diz: “Façam tudo sem queixas nem discussões” (Fp 2.14); e Tiago 1.2 nos instrui a considerar motivo de grande alegria sempre que passarmos por qualquer tipo de provação. Um ambiente feliz pode fazer com que cada pessoa atravesse as provas mais difíceis sem perder a alegria pela vida.

Também costumo aconselhar as pessoas a refletirem sobre a glória do homem e se concentrarem em edificar suas forças e orar por suas fraquezas. Eu devo viver a minha vida de tal forma que, quando as pessoas me conheçam, também queiram conhecer meu marido, porque eu reflito o melhor acerca de quem ele é.

Uma das minhas missões é fazer com que as leitoras aprendam a olhar para o lar a partir de uma perspectiva elevada. Elas serão desafiadas a confrontar a negatividade e a substitui-la por confiança, esperança e encorajamento. Elas se tornarão melhores tomadoras de decisões e terão consciência do mal que causam quando assumem uma postura queixosa e crítica, que reduz a fé e o amor positivos. Elas aprenderão a ser pacificadoras e não aquelas que minam a paz. Enfim, aprenderão conceitos que levarão todos de seu contexto familiar a vencer.

E o propósito dos meus livros é chamá-las à ação. Comecei a escrever livros sobre casa, casamento e relacionamentos quando já tinha bastante experiência. Eu escrevo sobre princípios que são verdadeiros e bons. Creio que todas, em algum momento, já fomos inspiradas pela leitura de livros. Minha oração é que meus livros se tornem parceiros para elevar a vida e relacionamentos de cada um a um lugar mais alto, onde nunca sonharam ser possível. Eu quero que as pessoas melhorem a maneira como vivem a vida diária. Em A mulher sábia edifica o lar, por exemplo, eu compartilho conceitos para ajudar as mulheres a tomarem as melhores decisões, todos os dias.


Devi Titus é autora e preletora internacional.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!