22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Alimentos na temperatura certa ajudam no tratamento de pacientes

Pode parecer elementar, mas a alimentação é uma parte importante da recuperação do paciente, mas quando o assunto é a comida servida nos hospitais é sempre difícil ouvir algum elogio. Pensando na melhoria da qualidade da alimentação durante a estadia do paciente em suas instalações, o Hospital Metropolitano adquiriu uma tecnologia inédita no Espírito Santo para distribuir as refeições nas temperaturas em que elas foram preparadas e devem ser servidas.

O equipamento, que se assemelha a um carrinho com áreas separadas para alimentos aquecidos e resfriados, consegue manter a temperatura da comida, seja ela quente ou fria. A nova prática reduz também o risco de contaminação por alimentação ao mínimo. “Antes, a comida era servida em uma bandeja térmica, que tinha de ser muito bem higienizada e ficava exposta na cozinha, impedindo que o alimento permanecesse quente”, explica o gerente de hotelaria do Hospital Metropolitano, Iran Mendes.

Vantagens
O gerente de hotelaria destaca ainda outra importante vantagem do uso do equipamento de distribuição de refeições e manutenção da temperatura dos alimentos: além de fazer bem ao paciente e à qualidade de sua alimentação, ele ainda contribui com o meio ambiente. “Como são utilizados produtos descartáveis, não precisamos mais utilizar água e detergente para lavar as bandejas. E podemos reciclar os materiais plásticos utilizados”, conta Iran.

O novo sistema também traz benefícios para os colaboradores do setor, em função da redução do esforço, melhorando a qualidade do trabalho de cada um deles. “Economizamos gastos e otimizamos o trabalho dos funcionários. Agora eles não precisam recolher e lavar bandejas. O paciente, assim que termina a sua refeição, descarta o material na lixeira para itens orgânicos, que é limpa duas vezes por dia”, explica o gerente.

- Continua após a publicidade -

Pacientes
O gerente ainda enfatiza que o aperfeiçoamento desse serviço no Hospital Metropolitano vem ao encontro da missão da instituição, que é inovar em soluções de saúde com compromisso social. “Quando vamos ao hospital é comum ouvir que a comida não está boa, mas ela é feita pensando nos pacientes, que não podem comer sal, tempero, açúcar e outras dietas. A alimentação é parte importante na recuperação e no bem-estar do paciente e se a comida não for servida de forma agradável pode agravar ainda mais seu estado de saúde. Temos no hospital pessoas em tratamento de quimioterapia, por exemplo, e nem todo tipo de comida é palatável para elas, por causa do tratamento que fazem. E, ao servirmos uma comida mais quentinha, com o sabor mais conservado, o paciente sente mais vontade de se alimentar.”

O sistema de distribuição de refeições adotado pelo Hospital Metropolitano já é utilizado, com sucesso, em outros hospitais, como o Albert Einstein, o Sírio Libanês e o São Luiz.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -