EUA, Canadá e México assinam novo acordo comercial

Presidente do México, dos EUA e do Canadá se reúnem no G20 e assinam novo acordo comercial. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Pacto precisa ser ratificado pelas legislaturas das nações; para imprensa americana ato representa vitória política para Trump

Estados Unidos, Canadá e México assinaram nesta sexta-feira (29), o renovado acordo comercial entre as três nações, às margens da reunião de cúpula do G20 em Buenos Aires, Argentina.

O pacto chamado de Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), ou T-MEC em espanhol, foi anunciado pelas três nações como uma substituição ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Mas é visto por muitos analistas apenas como uma renovação da resolução de 1994, feita para agradar o governo Trump.

A assinatura do novo acordo comercial é mais uma formalidade no processo de negociações, já que o texto ainda precisa ser revisado e ratificado pelas legislaturas das três nações antes de passar a valer.

O pacto contém 34 capítulos e envolve mais de bilhões de dólares em operações comerciais entre México, Estados Unidos e Canadá. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o renovado tratado comercial é “revolucionário” e assegurará um “futuro de prosperidade e inovação” para as três nações.

“Este é um acordo exemplar que muda para sempre o panorama comercial”, afirmou Trump durante o ato de assinatura do tratado comercial em Buenos Aires.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que o renovado acordo comercial abre “uma nova etapa” na relação com as nações vizinhas, e oferece uma base “mais inclusiva, firme e moderna” para o comércio regional.

“Os acordos comerciais não podem permanecer estáticos, precisam avançar de acordo com as necessidades da nossa economia”, afirmou Peña Nieto durante o ato de assinatura do tratado comercial em Buenos Aires, no seu último dia no poder, já que amanhã cederá a Presidência a Andrés Manuel López Obrador.

*Com informações da Agência EFE

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!