Ação social para refugiados venezuelanos em Roraima

Foto: Marcelo Engelhardt

A ONG Cristã Visão Mundial em parceria com a Casa de Los Niños realizou uma ação social para crianças e adolescentes. São refugiados Venezuelanos que se abrigam em Boa Vista (RR).

A ação foi no último domingo (25). Cerca de mil kits composto por barra de cereal, água e fruta foram distribuídos. Mais de 500 crianças foram contempladas. Além de receberem os kits, elas participaram de atividades recreativas.

“Nossa intenção foi dar um alívio aquelas pessoas que mal tem o que comer. Essa ação é uma gota no oceano, pois a média diária de entrada de refugiados no Estado é de 500 pessoas. Porém ver a alegria no rosto daquelas crianças e famílias por ter um lanche, uma água para beber e um pouco de diversão, compensou. Nos fez ver que para quem recebeu fez toda diferença naquela momento. É um pouco de esperança depois de tanto sofrimento”, disse Graziela Camargo, coordenadora da Casa de Los Niño.

Foto: Marcelo Engelhardt

“O nosso objetivo é acolher, proteger e oferecer ações de resiliência para crianças e adolescentes refugiados em Roraima, através da capacitação de uma rede local colaborativa para implementação de metodologias que possam ajudar a superar a crise e facilitar a integração da população local”, declarou o coordenador de emergências da Visão Mundial, Eugênio Rodrigues, que participou da ação.

Refugiados no Brasil

Por conta da forte crise econômica e política dos últimos anos, milhares de venezuelanos têm procurado ajuda no Brasil. Estima-se que 600 a 800 refugiados entram no país diariamente. Muitos percorrem a pé, um caminho de 215 quilômetros que separa o município de Pacaraima, na divisa com a Venezuela, até Boa Vista.

Segundo a prefeitura de Boa Vista, mais de 40 mil venezuelanos vivem na cidade. O que representa mais de 10% dos 330 mil habitantes da capital. De acordo com a Polícia Federal, cerca de 70 mil deles entraram no Brasil. E 17,8 mil solicitaram refúgio em 2017. Neste ano, já mais 18 mil pedidos de abrigo foram registrados.

Casa de Los Niños

Uma das ajudas oferecidas aos refugiados venezuelanos em Roraima é a Casa de Los Niños. Trata-se de um projeto sócio educacional, que atende crianças e adolescentes indígenas venezuelanos em condição de refúgio. Atua há 10 anos na promoção de assistência social, cultural e educacional.

Segundo a coordenadora do projeto, a Casa de Los Niño desenvolve dez atividades diferentes com as crianças. Todas voltadas para a promoção social.  “Nós desenvolvemos atividades que valorizam a língua e a cultura tradicional, aulas de português como forma de integração”, destacou.

Visão Mundial

É uma organização não-governamental humanitária cristã. A ONG atua no Brasil há 42 anos. E ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a terem acesso a programas sociais que levam educação, lazer e saúde às comunidades mais carentes do País. Através de parcerias, a instituição também está presente em 100 países. Para conhecer mais sobre a Visão Mundial acesse aqui.


Leia também

ONG doa US$ 1 milhão para escolas ensinarem sobre a Bíblia

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!