Abril 2012

Edição 176

Atualidade
Mais de 20 milhões de pessoas sofrem de depressão no Brasil. Equivocadamente encarada dentro de algumas igrejas como falta de comunhão com Deus e até possessão demoníaca, a depressão é na verdade uma doença que pode ter consequências graves se for negligenciada.

Entrevista
Combater o bom combate, agora na Assembleia Legislativa do estado do Espírito Santo. Essa é a meta de Esmael Almeida, ex-vereador de Vitória bastante conhecido dos crentes de todo o Estado pela sua defesa pública da família e dos valores bíblicos.

Série – parte 1
A série “Ladrões da Alegria”, baseada no livro de Filipenses e referendada por ministrações e pelo livro homônimo do pastor Hernandes Dias Lopes, segue apresentando um dos principais inimigos da alegria do cristão: as circunstâncias.

Vida Cristã
O cristão precisa dar testemunho não apenas nos domingos, pregar a Palavra não apenas na igreja. Para o evangélico, é fundamental que o discurso dentro dos templos seja exercido também fora deles. É necessário ser um cristão 24 horas por dia.

Na Estrada
Com louvores conhecidos em todo o Brasil, o pastor Antônio Cirilo celebra 12 anos de ministério em grande momento. O CD “Deus é glorioso”, lançado no final de 2011, já rendeu ao cantor um Disco de Ouro. E vem mais por aí. Para Cirilo, o talento vem de Deus.

Artigos

Hernandes Dias Lopes
Igreja, uma comunidade terapêutica

Josué Campanhã
Jesus nunca teve tanto trabalho com a igreja

José Ernesto Conti
O culto é um show!

Muitas vezes confundida com problema espiritual, a depressão é uma doença, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde. Tida pela ciência médica como “o mal do século”, por seus números crescentes e alarmantes ao redor do mundo, inclusive no Brasil, ela pode levar à morte em casos graves. Indiferente ao credo, idade ou etnia, a depressão já afeta até mesmo crianças e pode atingir também os cristãos, mesmo os mais fervorosos. Buscando contribuir para um melhor entendimento do assunto e para o bem-estar de seus leitores, na matéria de capa deste mês Comunhão esclarece os principais aspectos desse mal e mostra como a igreja pode ajudar a quem sofre com a depressão a se curar e viver melhor.

Viver melhor, aliás, é uma aspiração de todos. E, para nós, que somos cristãos, a vida de Jesus Cristo é o modelo buscado como exemplo. Os ensinamentos que Ele deixou, por atos e palavras, têm o objetivo de propiciar uma vida positiva sob uma ótica integral, ou seja: para nós mesmos, para nosso próximo e comunidade. Não é outra a razão da ordenança para propagar a Palavra a todos os homens. Na matéria “Cristão em tempo integral”, somos levados a refletir sobre o fato de que cumprir o “ide” de Jesus não significa somente atravessar o planeta para pregar em diferentes culturas. A propagação do Evangelho e dos princípios cristãos pode e deve começar pelas nossas atitudes e pelos bons exemplos que damos. Essa maneira simples e eficaz de cumprir nosso dever de cristãos mostra às pessoas que vale a pena ser crente e ganha vidas para o Reino.

Outro assunto em pauta nesta edição é uma recente decisão do Tribunal Superior do Trabalho que trouxe à tona um assunto que há muito vem sendo motivo de preocupação nas instituições religiosas: afinal, o pastor possui ou não um vínculo empregatício com a igreja? Para responder a essa pergunta, ouvimos diferentes especialistas, que lembram que a verdadeira e única função do líder religioso deve ser a de cuidar do rebanho. As funções administrativas do templo podem e devem ser desempenhadas por outras lideranças. Leia a matéria e entenda o porquê.

Entenda também, no primeiro dos quatro episódios da série “Ladrões da Alegria”, que quando as circunstâncias tentam roubar nosso sorriso, causando dor e sofrimento, é preciso reagir trazendo à lembrança o que está escrito em Filipenses 4:4: “Alegrai-vos no Senhor, regozijai-vos sempre”. Os fundamentos desse texto são discutidos com base na Bíblia e em ministrações do pastor Hernandes Dias Lopes, reunidas no livro que inspirou a série.

Comunhão de abril traz ainda os lançamentos em discos e livros cristãos e as novidades sobre os principais artistas gospel do Estado e do Brasil. Também ouvimos em uma entrevista o recém-empossado deputado estadual Esmael de Almeida, conhecido por sua defesa da família, que fala sobre suas próximas ações na Assembleia Legislativa.

Uma edição preparada com muito carinho para edificar seu mês. Aproveite!

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!