Sarampo – 5 milhões de crianças ainda não vacinaram

12,5 milhões de doses de vacina contra o sarampo e a pólio foram aplicadas no Brasil. Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Apenas 56% das crianças foram imunizadas contra o sarampo e a pólio. Campanha vai até 31 de agosto.

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo atingiu a metade do público-alvo, segundo o Ministério da Saúde. No total, mais de 12,5 milhões de doses das vacinas contra a pólio e o sarampo (cerca de 6,2 milhões de cada) foram aplicadas até agora. Campanha alcançou apenas 50% das crianças de um ano a menores de cinco em todo o país.

Segundo o ministério, entre os estados com menor cobertura na campanha, estão Rio de Janeiro, com 36,27% do público-alvo vacinado para pólio e 37,62% para sarampo, e Pará, que tem 41,04% para pólio e 41,04% para sarampo.

A campanha termina em 31 de agosto. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal deles e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Para a poliomielite, crianças que ainda não tomaram nenhuma dose na vida serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (injetável), enquanto as que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a Vacina Oral Poliomielite (gotinha).
Quanto ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral – com exceção para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

*Redação de Comunhão, com informações Agência Brasil 

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!