26 C
Vitória
quarta-feira, 17 abril 2024

Propósito

Perguntado por Almir Gomes, Igreja Cristã Maranata

Primeiro, gostaria de alertar que precisamos ter cuidado em destacarmos um versículo isolado das Escrituras sem entender ou estudar o contexto no qual está inserido, para que não venhamos a cair em erro de interpretação ou em desvios doutrinários. O verso 4 de Provérbios 16 está incluído num contexto, dos versos 1 ao 9, cujo tema são a soberania de Deus e Seu controle sobre todas as atividades do homem.

Há pelo menos três interpretações para o versículo em destaque. Vou listar duas. Uma, com a qual não concordo, diz que “Deus fez todas as coisas e o ímpio para o dia do mal”, concluindo que o Senhor criou uns (os justos) para a salvação e outros (os ímpios) para a perdição. Essa compreensão não se sustenta, pois Deus não cria a iniquidade nem a motiva (Tg 1:13,17).  A Bíblia diz que Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento de verdade”
(I Tm 2:4). Todos que reconhecem e confessam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, arrependendo-se de seus pecados, serão salvos (Jo 3:16; Rm 10:9-13).

A outra interpretação, da qual sou adepto, é a de que neste texto o escritor nos revela que todas as coisas terão o seu devido fim, e aqueles que praticam a iniquidade, o mal, a imoralidade, a impiedade, o pecado, sofrerão o castigo de Deus (Jo 3:16-21; 36). É uma lei espiritual, um princípio divino: “Quem não crer será condenado” (Mc 16:16b). Hoje ainda estamos na dispensação  da graça (Ef 2:8), em que a “porta da salvação”  (Jo 10:9) está aberta a todos, indistintamente. Mas este tempo está chegando ao fim, e só serão salvos da “ira de Deus” os que creem em Jesus e O confessam como Senhor e Salvador de suas vidas. Os que querem viver na impiedade, no pecado, rejeitando a graça salvadora de Jesus, sofrerão as consequências de seus erros.

Propósito

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

Publicidade

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se