28 a 30 de junho – Exposição “Terra Grata” homenageia belezas do Espírito Santo

Porto Noturno

O artista plástico italiano Gianni Cepile inaugura a primeira exposição de 2017 do Projeto Cultural Centro Médico Shopping Vitória, com a mostra “Terra Grata”, onde faz uma homenagem às belezas do Espírito Santo. O coquetel de abertura será no dia 28 de março, a partir das 20h.

São 43 quadros, sendo que quatro são desenhos em nanquim e carvão e os outros são pinturas a óleo ou a tinta acrílica, representando o Mestre Álvaro, a Estação Primeira de Manguinhos (Restaurante do Vagão), Caminho de Regência, fim de tarde em Marataízes, e, claro, as belezas da capital Vitória, com destaque para o Porto de Vitória e para o Museu Solar Monjardim. “O Espírito Santo, em especial a cidade de Vitória, tem muitos lugares bonitos e o intuito é mostrar o que esta terra pode oferecer para os que aqui vivem, que percebam mais intimamente a sua natureza e tenham com ela uma ligação de amor e respeito”, destaca Gianni.

O artista italiano define seu estilo como realista. “A obra mostra a imagem que todo mundo vê sem precisar de interpretações. As belezas do Estado são evidentes e muito conhecidas de quem mora aqui. Então é só apreciar”, explica. A mostra fica em exposição no Centro Médico Shopping Vitória até o dia 30 de junho.

Sobre o artista
Gianni Cepile nasceu em Udine, na Itália, é ex-comandante da marinha mercante italiana e conheceu Vitória nos anos 70, quando aportou em Tubarão e Capuaba. Foi amor à primeira vista. “Cheguei a Vitória e gostei de ‘cara’ daqui. É agradável e tem uma natureza que admiro muito. Sempre achei as paisagens interessantes”, se declara. Cepile se mudou definitivamente para cidade em 1982 e a partir de 2006 voltou a dedicar-se ao desenho e à pintura, tendo como inspiração as belezas de Vitória e cidades do Espírito Santo.

Já expôs seus trabalhos na galeria Virginia Tamanini, na Justiça Federal, no projeto Vitória em Arte e no Parque Botânico. Seus trabalhos ganharam os Estados Unidos e a Venezuela. Em Trinidad (Trinidad e Tobago), há um grande painel, feito sob encomenda, exposto em um de seus terminais portuários. Em 2011, Gianni foi contemplado no Anuário Brasileiro das Artes Plásticas.

Sobre o Projeto Cultural – Artistas Capixabas Centro Médico Shopping Vitória
O Projeto Cultural – Artistas Capixabas é uma iniciativa do Centro Médico Shopping Vitória, com o objetivo de apoiar e democratizar a arte. As exposições são periódicas, sendo, em média, 3 por ano. A exposição “Terra Grata” é a quinta realizada através do projeto.

Exposição “Terra Grata”
Coquetel de lançamento: 28 de março (terça-feira) às 20h
Período da mostra: até 30 de junho
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados, das 7h às 13h
Entrada gratuita
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!