23.8 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

O beijo

O beijo

Por José Ernesto Conti

A novela terminou no dia 31, o assunto sobre o primeiro beijo homossexual na TV ainda não. Por mim, não tocaria mais neste assunto, mas é óbvio que a imprensa (nem a Globo) não deixaria o assunto “esfriar” tão fácil. E como fazer para que o assunto continue sendo explorado? Todo dia a imprensa solta uma entrevista, uma declaração, elogio, contrariedades, preocupações, etc. É exatamente uma dessas declarações que me chamou a atenção. O Mateus Solano que interpretou o “Felix”, toma emprestado uma frase do 1º astronauta americano ao chegar na lua e diz: “é um pequeno passo na dramaturgia mas um grande passo na sociedade”.

Fiquei pensando que grande passo seria este para a sociedade? Podemos comparar este passo com outros? Seria o primeiro beijo homossexual algo parecido como, por exemplo, quando a sociedade eliminou a escravatura? Quando se assinou a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Quando as mulheres passaram a ter direitos iguais aos homens? Me perdoe o elenco da novela que aplaudiu de pé a cena, mas não consigo ver este primeiro beijo, como se fosse toda essa “Brastemp” para nossa sociedade.

O problema é que nem sempre a quebra de paradigmas, pode ser considerado algo positivo. No grego, paradigma é um padrão a ser seguido. Quebrar ou a mudar este padrão, não significa que o resultado (da quebra) sempre será melhor que o anterior. Um exemplo clássico foi o povo judeu pedindo um rei. Deus permite e escolhe Saul. Sabemos o resultado. Confirmando, nem sempre a “emenda fica melhor do que o soneto”. Muitas vezes é melhor deixar como está.

- Continua após a publicidade -

Há também um outro fator muito importante: este passo foi em que direção? Se foi na direção certa, ótimo. Que se dê muitos outros grandes passos, mas, e se foi na direção errada, o prejuízo será proporcional ao passo dado (grande passo = grande prejuízo). O difícil, muitas vezes é reconhecer que o passo foi na direção errada, e neste caso as consequências são assustadoras, pois quando achamos que já vimos de tudo e que nada mais nos surpreende, parece que o homem consegue se superar: e o que vem agora? O que eles ainda vão aprontar? Quando teremos a 1ª cena de sexo explícito, por cima do edredom, ao vivo, e na Globo?
Quando veremos finalmente o mal derrotando o bem de tal forma que os homens terão vergonha de ser honestos. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se (Ap 22:11). A coisa tá ficando feia

Pastor da Igreja Congregação Presbiteriana Água Viva e engenheiro Mecânico

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas