Brasil tem mais de 1.500 casos de sarampo

Vacinação contra pólio e sarampo foi prorrogada até o dia 14 de setembro

Roraima e Amazonas têm surto da doença .Campanha de Vacinação ainda não atingiu meta estabelecida pelo Governo. 

Mais de 1,5 mil casos de sarampo foram confirmados no país. E outros 7.513 estão sob investigação. Os dados divulgados nesta quarta (5) são do Ministério da Saúde. E são baseados no levantamento das secretarias estaduais.

Os estados de Roraima e Amazonas enfrentam surto da doença com 1.232 e 301 confirmados respectivamente. Segundo o governo federal, a proliferação da doença nessas regiões está relacionada à importação. “O genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017”.

Alguns casos isolados e relacionados à importação também foram identificados em São Paulo (2), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (18), em Rondônia (2), Pernambuco (4) e no Pará (2).

“O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, diz nota do ministério.

Pelo balanço atualizado, oito pessoas morreram por sarampo em Roraima, sendo três estrangeiros e um brasileiro, e quatro no Amazonas, todos brasileiros.

*Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

Sarampo – 5 milhões de crianças ainda não vacinaram
Vacinação contra a Pólio e Sarampo continua neste sábado (1º)

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!